Desenhos em grafite e aquarela marcam o retorno da artista ao Brasil


Em Migrantes, Louise Kanefuku traz ao Brasil a sua vivência além do oceano, quando a saudade e a distância foram a principal fonte de inspiração para a criação da série I wish I was a whale: baleias sozinhas e acompanhadas, seres gigantes e absolutos, cruzando os mares sem perceber fronteiras. As arraias e as tartarugas as seguiram e completam a série de 12 trabalhos em grandes e médias dimensões que a artista apresenta na galeria superior da Calafia Art Store.

Veja aqui todas as obras da exposição

A exposição é uma continuidade do processo desenvolvido durante a dissertação de mestrado na Faculdade de Belas Artes do Porto, em Portugal. Autobiográfica, retrata as fases de adaptação à vida em um novo país, assim como as relações estabelecidas com as pessoas e com o lugar. Em paralelo, a exposição exercita a utopia de viver num mundo sem as fronteiras estabelecidas pela humanidade.

Louise explica que se interessa pela ideia de fazer da vida “fonte de matéria prima para a criação; a democratização e a dessacralização das imagens e dos processos artísticos; a exposição da narrativa de um estrangeiro e, finalmente, a criação de metáforas que abram espaços de reflexão quanto a livre circulação global”.

Migrantes inaugura no dia 18 de abril em evento aberto ao público e fica em exposição até o dia 20 de maio. A visitação é gratuita.

Louise Kanefuku (Porto Alegre/RS)

Artista e designer visual, mestre em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Louise trabalha com foco em desenho. Brasileira, descendente de família japonesa, sua produção reverbera o próprio deslocamento para a cidade do Porto em temas autobiográficos como a saudade e a migração.
Possui obras no acervo do Margs e do MACRS. Em 2014, foi premiada no 20º Salão de Artes Plásticas de Porto Alegre e, em 2016, recebeu o Prêmio Aquisição no 44º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto (Santo André/SP). Em Portugal, realizou a ação “Escuto Histórias de Imigrantes” no Lote 67 (Porto) e foi uma das vencedoras do Prêmio Arte Jovem 2020 concedido pela Carpe Diem/Fundação Millenium BCP, recebendo a oportunidade de realizar a exposição “Sem fronteiras” em Lisboa (2021).

 

Migrantes

Desenhos e aquarelas de Louise Kanefuku
Apresentação de Maria Luiza Sacknies


Visitação de 18/04 a 20/05 de 2023
Exposição presencial na Calafia Art Store
Rua Gen. Couto de Magalhães, 439. Bairro São João. Porto Alegre/RS.