Exposição apresenta 15 desenhos em grandes dimensões do Bruno Tamboreno


Bruno Tamboreno apresenta na Calafia um grupo de 15 desenhos em grafite, carvão, pastel e guache, entre inúmeros materiais. Os trabalhos foram desenvolvidos a partir de sua pesquisa baseada no olhar oblíquo sobre o ambiente urbano. A ideia surgiu das centenas de registros fotográficos realizados a partir da janela do seu atelier no centro de Porto Alegre. Com o tempo estas imagens foram integradas aos seus desenhos, transformando o modo de concebê-los. Bruno cunhou, então, a expressão geoglifos urbanos para se referir aos grafismos e elementos que, como figuras em um tabuleiro, são achatados ao olhar a cidade de cima.

Veja as obras da exposição

Assim, imagens vão sendo construídas a partir de muitas sobreposições de elementos e materiais que se acumulam e geram cruzamentos que desviam da ideia de desenho enquanto pura representação do espaço observado. Ele explica que “tudo o que percebo a partir do meu olhar oblíquo -os transeuntes, a mobília urbana, as plantas, animais, manchas, ruídos da cidade e das coisas que me rodeiam - tudo tornou-se elemento gráfico para que eu pudesse explorar a construção de um novo espaço através desta linguagem”.

A visitação na Calafia Art Store é gratuita e acontece até o dia 25 de setembro, de segunda a sexta, das 10h30 às 17h30 e nos sábados, das 11 às 16h. A Calafia também atende grupos em horários alternativos mediante agendamento prévio.

Bruno Tamboreno (Bagé/RS, 1989)
Artista visual e pesquisador. Mestre em Poéticas Visuais pela UFRGS e bacharel em Artes Visuais pela mesma instituição. Explora a construção da imagem através de um pensamento gráfico concebido no diálogo entre o desenho e a fotografia. Sua pesquisa poética baseia-se no olhar oblíquo sobre a paisagem urbana, local que observa e acumula imagens fragmentárias nas quais baseia sua investigação sobre desenho. Membro do Núcleo de Arte Impressa da UFRGS. Participa regularmente de eventos ligados à arte como residências, oficinas, exposições individuais e mostras coletivas no Brasil e exterior. Atualmente vive e trabalha em Porto Alegre.

Atento aos sinais
Desenhos de Bruno Tamboreno
Visitação de 27/08 a 25/09 de 2022
Exposição presencial na Calafia Art Store