Urbanídeo

Universo e suas criaturas na arte urbana
15 a 29 de junho de 2019

A arte urbana nasceu ocupando o espaço público. Sua natureza pedia simplicidade para dar o recado em poucos segundos, quando traços simples e mensagens rápidas faziam – ainda fazem! - toda a diferença. Ao lado do lettering, o figurativo reinou quase absoluto e as personagens ganharam status de reis e rainhas deste universo. No seu deslocamento para as paredes internas, a arte urbana carregou estes valores e suas criaturas.
Urbanídeo recorta as personagens e o espaço por elas ocupado a partir dos trabalhos de cinco artistas parceiros da Calafia Art Store.

Carlos Dias


Vive em São Paulo/SP. Trabalho que se confunde com a estética da arte da rua, da música e do skate. Já expôs no Masp e em outros prestigiosos espaços institucionais. Em 2018 foi um dos artistas brasileiros convidados a participar da exposição Jean-Michel Basquiat - Obras Da Coleção Mugrabi, no CCBB.

Gordo 17


Vive em Pelotas/RS. Seu trabalho é fortemente influenciado pelo grafite e pelas técnicas do movimento. O spray e o lettering são uma constante em suas obras e o uso abundante de cor também é uma marca importante.

Marros


Vive em Porto Alegre. Cláuder F. Marros atua na área de publicidade e animação. Na série “Lonely Hearts Club” desenvolve personagens que expõem a solidão dos corações resignados que emergem nas lutas diárias pela (e contra a) inescapável idealização do amor.

Sérgio Rodriguez

https://www.calafia.com.br/artistas/rodriguez/
Vive em Porto Alegre. Realizou sua primeira exposição individual em 1996. Integra o Acervo do MACRS e do MARGS. Publicou em parceria com o MISSP a HQ experimental Laboratório Monks 96p. Integrante e membro fundador do coletivo de arte e design Máfia Líquida. 

Tridente


Vive em Porto Alegre. Tridente tem origem no desenho e passa por uma vasta experiência em stencil e serigrafia em uma produção articulada com fotografia, vídeo, fanzine e web art.